O "I-PME" visa desenvolver uma estratégia colectiva de informação de proximidade (empresarial, contextual, regional e local), estruturada, costumizada e com valor acrescentado, para ser de fácil acesso e interpretação, recolhida junto de fontes tradicionais, empresas e associações parceiras do projecto, para apoio à gestão, vigilância e aproximação das empresas portuguesas a organizações internacionais. Visa o incremento da sua competitividade global e a melhoria da sua abordagem aos processos de internacionalização.
O lema perseguido por este projecto sintetiza-se no princípio de que "Aqueles que se atrasam na compreensão atrasam-se no desempenho".
PUBLICO ALVO
Empresas dos dez sectores com maior potencial competitivo e de internacionalização, localizadas nas regiões de convergência e que mais se identifiquem com os planos de fomento e com as áreas críticos de desenvolvimento do mercado piloto, mercado angolano, envolvendo empresas com maior potencial de cooperação e internacionalização e Associações Empresariais portuguesas e angolanas com representatividade significativa do tecido económico em que se inserem.
OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS
- Conceber um modelo de informação estruturada seguindo uma estratégia bottom up, para suportar informação de proximidade (empresarial, contextual, regional e local), costumizada sectorialmente, com valor acrescentado e de fácil acesso e interpretação.
- Disponibilizar uma Ferramenta do tipo de Business Intelligence para permitir o registo da informação a recolher junto de fontes tradicionais, públicas e privadas, empresas e associações nacionais e internacionais aderentes, adaptada às necessidades das PME, apoiar a transformação dos registos em informação útil para o conhecimento empresarial, extrair e integrar dados provenientes das múltiplas fontes, com vista ao apoio à gestão e vigilância da envolvente, tecnológica, competitiva e comercial dos mercados alvo.
- Criar uma network colaborativa constituída por empresas e associações nacionais e internacionais, que se constitui como um layer de proximidade às empresas complementar às estruturas institucionais para apoio, suporte e lobby, nos processos de informação, aproximação e intermediação com as organizações internacionais para mediar intenções de colaboração, parceria, penetração e desenvolvimento numa aproximação point to point ao mercado global.
- Apoiar o incremento da competitividade das PME nacionais através do fornecimento da informação atempada e necessária para a definição de estratégias de abordagem ao mercado global.
- Colaborar na melhoria dos processos de aproximação do movimento associativo empresarial nacional com o movimento associativo empresarial internacional.
- Contribuir para o esforço de internacionalização das PME portuguesas e para o aumento das exportações nacionais, nos mercados emergentes dos PALOP, sobretudo Angola, Ásia, América Latina e Europa de Leste.
ACTIVIDADES
- Seminários de Apresentação do Projecto - Serão sessões para sensibilizar e mobilizar a comunidade empresarial das regiões destinatárias para a necessidade de melhorar a informação para apoio à gestão e vigilância, para melhorar o modelo colaborativo entre empresas e o movimento associativo e para aprofundar a representação das empresas portuguesas em associações e outros organismos internacionais.
- Estudo e análise do mercado piloto - Numa primeira fase será utilizado o mercado de Angola como piloto. Esta acção envolve uma avaliação do potencial e das oportunidades de negócio e dos sectores críticos para o desenvolvimento desse mercado. Divulgação e teste do modelo colaborativo a implementar e do potencial de adesão das empresas e associações locais à iniciativa. Identificação de fontes de informação e processos de recolha e selecção. Procura de parceiros interessados em processos de colaboração e parceria para o desenvolvimento dos processos de internacionalização susceptíveis de virem a aderir ao projecto.
- Montagem e animação de uma rede colaborativa - Esta rede deverá integrar a AEP, as associações empresariais identificadas como parcerias no mercado piloto e empresas seleccionadas por essas associações ou que se manifestaram interessadas na actividade da rede.
Esta rede será dotada de uma estrutura vocacionada para a realização dos processos de divulgação dos seus objectivos, identificação e validação das fontes de informação pertinente, recolha, selecção, estruturação e difusão da informação tratada, junto das empresas aderentes e das associações empresariais e sectoriais com vista à melhoria da competitividade, apoio na definição de estratégias de internacionalização, fomento e lobby na sua representação em organismos e associações internacionais, necessários aos processo de instalação, penetração, aproximação, cooperação e interacção entre empresas e entre estas e organizações internacionais. - Identificação de um painel piloto de 100 entidades que inclui empresas dos 10 sectores mais representativos ao nível de exportações e os 19 pólos e clusters aprovados, para realizar um diagnóstico flash a necessidades de informação e modelos a adoptar para o seu tratamento e extracção - As empresas a escolher deverão pertencer a sectores com relevância para a economia nacional, com potencial exportador e simultaneamente que se situem em sectores críticos para o desenvolvimento do mercado piloto, o que poderá abranger nomeadamente: indústria alimentar; metalomecânica ligeira, mobiliário de madeira, construção civil, Hotelaria e Turismo, TICS, máquinas, equipamentos e energias renováveis.
O diagnóstico flash permitirá, através de uma aproximação “bottom up”, identificar o tipo de informação crítica e a melhor forma de a apresentar para apoio à gestão, desenvolvimento do processo competitivo, abordagem sustentada a novos mercados internacionais e observação e vigilância exigida para detectar oportunidades e prever ameaças. Deverá ainda permitir apurar as formas de participação aconselháveis para as empresas poderem participar nas organizações do mercado piloto e noutras organizações europeias e internacionais e as estratégias genéricas aconselhadas para abordagem ao mercado piloto. - Aquisição parametrização e implementação de uma Ferramenta tipo Business Intelligence - Esta ferramenta será destinada a estruturar a informação recolhida e tratada, facilitar a sua extracção e modificação, apoiar o processo de tomada de decisão, ajudar a compreender os factores críticos de sucesso dos sectores e permitir alguma visão prospectiva para uma condução esclarecida das relações entre empresas.
- Desenvolvimento e implementação de um portal I- PME - Este portal deverá permitir para além de fornecer informação útil aos empresários, interligar os parceiros da network, as fontes de informação e disponibilizar o acesso às bases de dados editadas.
- Criação do balcão I- PME virtual - Este balcão será destinado ao atendimento personalizado de todas as empresas que pretendam informações sobre apoio à gestão de vigilância ou suporte para aproximação e representação em instituições e organizações internacionais.
- Definição da Estratégia Colectiva e de um Guia de Boas Práticas I-PME - Com base na informação recolhida do estudo e análise do mercado piloto, do diagnóstico flash sobre o painel de entidades piloto, da montagem da rede colaborativa e da implementação da ferramenta de business intelligence, será definida uma estratégia colectiva de I-PME e redigido um Manual de Boas Práticas, para disseminação posterior dessa estratégia ao tecido económico das regiões de convergência e no mercado piloto.
- Realização de cinco Workshops de divulgação da estratégia e das suas componentes junto do tecido empresarial das regiões de convergência para promover a integração na rede de mais empresas, organismos e associações - A realização destes workshops visa a divulgação da rede, da estratégia dos parceiros aderentes, da base de dados e da informação relevante disponibilizada para que os actores locais com potencial competitivo possam vir a aderir e a utilizar essas estruturas, promovendo a sua aproximação e o aproveitamento das oportunidades identificadas nos sectores críticos para o desenvolvimento do mercado alvo.
- Realização de três Workshops no mercado piloto, Angola, para divulgação da rede, dos parceiros, da base de dados e do potencial cooperativo disponibilizado, para angariar mais empresas e associações locais com potencial competitivo para virem a aderir visando promover a sua aproximação e virem a desenvolverem acordos de parceria e cooperação.
- Apresentação de resultados e encerramento do projecto - Será organizada uma Sessão Pública de Encerramento do Projecto com âmbito nacional, onde se procederá ao balanço global do projecto, à divulgação das conclusões transcritas no Guia de Boas Práticas produzido e ao debate sobre os tópicos mais relevantes levantados pelas diversas actividades e iniciativas realizadas ao longo de todo o projecto e sobre as propostas de estratégias colectivas e práticas recomendadas para a melhoria da informação de apoio à gestão das PME, de vigilância e de aproximação a organismos e instituições internacionais.
RESULTADOS ESPERADOS
- Um acesso directo e indirecto a informação estruturada e focalizada, a disponibilizar a um público estimado em cerca de 500.000 quadros e empresários portugueses e angolanos, representando cerca de 100000 empresas de micro pequena e media dimensão, através da ferramenta de BI, do Portal, do Balcão Virtual e da divulgação da estratégia colectiva e do Guia de Boas Praticas, permitindo uma capacidade de decisão mais sustentada, pela melhoria do conhecimento sobre a envolvente, o conhecimento de ferramentas de melhoria da competitividade, do mercado e da concorrência para potenciar o seu sucesso nos seus esforços de internacionalização.
- Envolver nos mecanismos colaborativos a desenvolver através da rede, do portal e do Balcão Virtual, cerca de 5000 empresas de micro pequena e media dimensão, portuguesas e angolanas, fomentando o intercâmbio, a colaboração e a formação de parcerias e joint ventures para o aumentar a presença de empresas portuguesas no mercado, para incremento das exportações, do investimento e da conjugação de interesses no ataque a terceiros mercados.
- Envolver 10 associações portuguesas e angolanas na rede colaborativa procurando aproximar o movimento associativo empresarial português e angolano. Esta aproximação permitirá aprofundar os laços colaborativos entre os dois estados, através de organizações mais próximas do terreno, em perfeita colaboração e sintonia com outros os organismos nacionais instalados no mercado.
- Contribuir para o aumento das exportações para o mercado angolano, ajudando a reduzir a excessiva dependência do pais do mercado europeu e a reduzir o risco associado aos processo de internacionalização.
- Contribuir para a melhoria da competitividade das micro, pequenas e médias empresas portuguesas, pelo acesso a informação de valor acrescentado e pelo fomento de processos colaborativos com empresas e organizações nacionais e internacionais.
- Contribuir para uma presença mais efectiva de empresa portuguesas nas organizações intencionais possibilitando intensificar a sua capacidade de participação e de influência no mercado global.